5ª Geração

5ª Geração - Computador Pessoal (1980 - atualmente)

A partir dos anos 80 os CIs (circuitos integrados) foram ficando cada vez menores e mais complexos chegando a bilhões de componentes em uma unica pastilha de silício, possibilitando a criação de computadores menores, com maior desempenho maior capacidade de armazenamento e maior capacidade de processamento. O marco nesta evolução dos computadores como o conhecemos hoje, é dada também a invenção dos sistemas operacionais, Unix Vs 7(1983), MAC OS(1984), Windows(1985), Linux(1991), conferindo maior flexibilidade na sua utilização.

Por conta disso tudo, os computadores começaram a se tornar mais baratos, mais "amigáveis" e mais "úteis" às pessoas comuns. Por isso, sobretudo a partir da década de 80, os computadores começaram a se popularizar, e hoje são realidade para milhões de pessoas no mundo inteiro.

Também iniciou-se por parte dos governos principalmente dos EUA e Japão, um esforço gigantesco e altos investimentos em projetos de super-computadores. Computadores com características computacionais de alta performasse e inteligencia artificial.

IBM Personal Computer modelo 5150
O 5150 é comumente apontado como o primeiro PC da história, mas não foi bem assim - em 1977 a Apple já tinha lançado o Apple II, por exemplo. Mas o aparelho da IBM teve uma importância muito maior para o mercado do que os outros computadores disponíveis naquela época.

O 5150 foi o primeiro computador desenvolvido com peças de diversas empresas, e não somente da IBM. Isso possibilitou que a pesquisa e produção dos componentes internos fossem de responsabilidade de outras companhias, o que ajudou a expandir a indústria e criou um novo modelo de fabricação dos computadores, usado até hoje.

Além disso, o 5150 acompanhava um sistema operacional desenvolvido por uma pequena empresa pouco conhecida na época. O PC-DOS foi criado em parceria com a Microsoft, e foi o começo do domínio da empresa nos sistemas, consolidado anos depois com a chegada do Windows.

IBM Personal Computer modelo 5150

Apple Lisa
Considerado revolucionário para a época, a Apple lançava no ano de 1983, o computador Lisa. O equipamento custava exorbitantes US$ 9.995, usava um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25" de 871 KB. Por conta de seu preço e da sua configuração, considerada uma "extravagância" para a época, o computador foi um fracasso comercial. Contudo, por ironia do destino, colecionadores, atualmente, estão dispostos a pagar milhares de euros por esta relíquia.

O nome do computador foi uma homenagem à filha de Steve Jobs, fato que ele só admitiu décadas depois, ao seu biógrafo. Na época, foi inventado o acrônimo Local Integrated Software Architecture para justificar o nome.

Apple Lisa

A Expansão da Internet
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.


História
Iniciada dos anos 1940, a pesquisa em torno desta incipiente ciência eram desenvolvidas apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em projeto. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar a indústria bélica.

Com o passar do tempo, surgem várias linhas de estudo da IA, uma delas é a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas. Na verdade, é nos anos 60 em que esta ciência recebe a alcunha de Inteligência Artificial e os pesquisadores da linha biológica acreditavam ser possível máquinas realizarem tarefas humanas complexas, como raciocinar.

Inteligência Artificial depois de um período negro, os estudos sobre redes neurais volta à tona nos anos 1980, mas é nos anos de 1990 que ela tem um grande impulso, consolidando-a verdadeiramente como a base dos estudos da IA.

Robô e Humano

IA na vida real
Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.

Como pode ser notado, a Inteligência Artificial é um tema complexo e bastante controverso. São diversos os pontos a favor e contra e cada lado tem razão em suas afirmações. Cabe a nós esperar que, independente dos rumos que os estudos sobre IA tomem, eles sejam guiados pela ética e pelo bom senso.

7 comentários: