Precursores

Os Precursores da Informática

Entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. A palavra "Computação" vem do latim “ computare” e significa “executar cálculos”

A palavra "Precursor" significa "que ou quem anuncia um acontecimento vindouro". Partindo disso, os precursores da Informática foram as máquina criadas antigamente que ajudaram e inspiraram a criação do primeiro computador.

Vejam alguns precursores:

Ábaco



O ábaco foi o primeiro dispositivo criado para fazer cálculos, contar, efetuar operações matemáticas e é considerado o marco inicial da Informática.

Importância do ábaco, na origem dos computadores...

A invenção do ábaco, ocorreu por volta de 3.000 a.C., na Mesopotâmia. Ele foi usado também pelas civilizações grega, romana, chinesa e egípcia, dentre outras. Apesar do formato e do funcionamento serem muito parecidos, o ábaco, ao longo do tempo, teve nomes diferentes e foi construído com materiais diversos.

Pascalina (1642)



O próximo passo no desenvolvimento de máquinas de calcular foi a invenção da primeira "engenhoca" capaz de somar ou diminuir números muito rapidamente. 

A Pascalina, como foi apelidada a primeira calculadora mecânica, foi criada quando Blaise Pascal tinha apenas dezoito anos. O modelo desenvolvido pelo jovem inventor simulava o do ábaco e consistia em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os cálculos visados. Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso pois não foram produzidas mais de cinquenta unidades e seu preço era excessivamente alto.

Veja aqui um vídeo mostrando o funcionamento da máquina de Pascal. 

Calculadora Universal (1672)



A Máquina de Pascal era boa, mas as operações mais complicadas e trabalhosas (multiplicação e divisão) ficavam de fora de seu círculo operacional. 

Como uma evolução da Pascalina, o alemão Gottfried Leibnitz, na ânsia de agilizar os intermináveis cálculos astronômicos (conhecidos por ele durante uma visita, em Paris, ao astrônomo Christian Huygens), se empenhou em aprimorar o modelo de Pascal. 

No ano seguinte à visita, Leibniz finalizava sua calculadora mecânica capaz de fazer facilmente cálculos envolvendo as quatro operações fundamentais e ainda extrair a raiz quadrada. O modelo era muito parecido com o de Pascal, mas com componentes extras que agilizavam os cálculos e se moviam dentro da máquina, otimizando os cálculos repetitivos.

Um comentário: